Post: CANDIDATOS SE PREPARARAM PARA HABILITAÇÃO DE RADIOAMADORES

Candidatos inscritos para a prova de habilitação de operadores de rádio de comunicação participaram nesta sexta-feira, 17, de oficina de preparação e teste simulado, na Prefeitura. O objetivo é ampliar a rede de comunicação para as situações de emergência e calamidade em Teresópolis

Conduzida pelo Grupo de Radioamadores de Teresópolis (GRATE), a capacitação abordou a história do radioamadorismo, legislação, direitos e deveres do radioamador, questões técnicas como modo de operação e equipamentos. Os candidatos também receberam orientações sobre a prova que, a pedido da Prefeitura, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, será aplicada no dia 30 de janeiro em Teresópolis, por agentes da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

“Nunca houve na história do radioamadorismo na região um prefeito que emitisse um ofício solicitando a realização de prova em Teresópolis. O prefeito solicitou e rapidamente fomos atendidos. Estamos com 52 candidatos inscritos, para as 50 vagas oferecidas”, relatou Carlos Guinle, presidente do GRATE.

Os candidatos recebem todo apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia. “Ampliando a rede de comunicação na cidade através do radioamadorismo, nós possibilitamos um meio mais rápido e eficaz de nos manter informados em tempo real em caso de emergência”, comentou o secretário Vinicius Oberg. ”Estamos falando de uma informação fidedigna, já que a radiocomunicação é uma atividade regulada pela ANATEL”, acrescentou o subsecretário, Cleiton Pimentel.

Um dos candidatos à prova é o secretário de Desenvolvimento Social de TeresópolisMarcos Jaron. “Na tragédia de 2011 fui um dos primeiros representantes da Prefeitura a chegar aos locais atingidos e vi a importância da comunicação feita pelos radioamadores. Tendo entendimento de como funciona o radioamadorismo podemos ajudar e melhorar muito o atendimento”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *